quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

E quando o 'cooperar' não diz respeito as minhas vontades?

Sentada no ponto de ônibus, após a frustração de perdê-lo ao sair tarde do trabalho, não imaginei que aprenderia uma das lições mais simples e que mudaria tanto minha vida.

Uma senhora, ao ver a minha ‘revolta’ com a situação, me alertou sobre as diversas situações que poderiam ter me atingido caso não houvesse perdido aquele ônibus e quebrou meus argumentos ao dizer que tudo aquilo mostrava o cuidado de Deus comigo, mesmo que não fosse realizada a minha vontade. Afinal, TODAS as coisas cooperariam para o meu bem.

Fui para casa pensando nisso, encolhida no banco, me sentindo tão pequena e ingrata perto da grandiosidade dos pensamentos que Cristo tem ao meu respeito. Aquele versículo não saiu da minha cabeça durante todo o caminho.

Dias depois, mais especificamente na primeira semana de 2015, comecei a entender um pouquinho mais sobre a profundidade dessa palavra. Passei a conceber quão amplo é o cooperar do Senhor na nossa vida.

A primeira lição foi à compreensão do fato de que todas as coisas cooperam para o meu bem não significa que elas vão contribuir para que a minha vontade se realize ou meu conforto, independente do quão intimo seja meu relacionamento com Deus. Hoje eu consigo entender que Deus não tem a obrigação de realizar meus sonhos, meus desejos, meus pedidos. Ele é Deus! Não que Ele não se importe com o que eu sinto ou projete viver, muito pelo contrário. Mas como pai, Ele quer o melhor e o melhor é que eu viva a plenitude de seu amor por mim. Sendo que as coisas cooperam para que eu seja como Cristo é, eu haja como Ele agiu e para isso é necessário que eu passe por situações em que meu eu seja contrariado, para que assim Ele cresça em mim. O “cooperar” de Deus para a minha vida significa que as situações pelas quais sou/serei sujeitas é para que a vontade Dele seja realizada em mim e através de mim.

Outro ponto é que nas situações mais delicadas é que vemos e vivemos as maiores loucuras deste mundo. Para viver o sobrenatural é preciso desvincular com o natural, perder as ‘certezas' e experimentar a dependência (Hb 11). É aprender a dar graças quando as coisas ao nosso ver dão errado ou quando não vemos solução (1 Ts 5:18). É acreditar que Ele está no controle (Is 41:10), que a alegria e a esperança sempre vêm nos primeiros raios de sol em cada amanhecer (Sl 30:05).

Mas muito além disso, o cooperar de Cristo significa que as todas as coisas que eu possa passar durante a minha vida servirá para me aproximar ainda mais Dele.  E se entendemos que esse é o objetivo de sua morte na cruz e se como a noiva (Igreja) ansiamos pelo dia em que ficaremos com Ele para sempre, veremos o “cooperar” do Senhor como um privilégio que precisa ser realizado nas nossas vidas. É essa difícil tarefa que tenho tentado colocar em prática todos os dias.


(Num ponto qualquer de São Paulo)


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28. 

...




8 comentários:

  1. Respostas
    1. Minha lindinha, obg por ler sempre e pelo carinho constante!!-

      Excluir
  2. 1 Tm 2:8: "Portanto, determino que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões." - Até mesmo quando orar, que esse espírito de rendição esteja sobre os homens, com mãos levantadas, rendidos à vontade daquele que tem sonhos mais altos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Aquele que tem sonhos muuuuito mais incríveis do que poderiamos imaginar!

      Excluir
  3. Simplesmente lindo Yasmin, que Deus continue usando a sua vida. Aleluia, louvado seja o Senhor Jesus. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, prima! Em dobro pra você. Obrigada pelo carinho ♥♥

      Excluir
  4. Grande lição, Yas! Como Deus tem esse cuidado de nós como Pai, Ele nos poda, para que possamos florescer. Mesmo que tenhamos errado, Ele nos mostra o certo, e nos ensina para que possamos levar isso para a vida. Muita sabedoria nesse texto! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lição que ainda percorre a minha vida dia após dia! Obrigada, amigaa ♥

      Excluir